sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Loris Rubronata


Foto: casal de loris rubronata com o macho à frente

É uma variedade de loris com disformismo sexual bastante aparente. sua reprodução é simples, basta ter um casal em um viveiro de 3m X 2m X 2m com uma caixa grande, e depois só falta caprichar na alimentação do casal. sua alimentação é constituída por frutas, verduras, grãos, vitaminas, e rações. para se ter um basta uma gaiola de 1,5m X 0,6m X 0,6m. sua higiene deve ser feita diariamente, trocando a água e limpando o fundo. como todo loris deve ser estimulado com brinquedos, músicas, e interação com o dono. e também como todos os outros loris deve ser mantido em grandes espaços para manter sua saú de coloração vibrante.

Tico-tico


Foto: tico-tico macho

Pássaro canoro muito apreciado. sua reprodução é bastante simples, basta manter o casal separado em gaiola de 60cm X 30cm X 30cm e uní-los na época de reprodução em uma gaiola de 80cm X 40cm X 40cm com uma cuia média, mas lembre-se de mantê-los juntos apenas no período de criação dos filhotes, lembre-se também de caprichar na alimentação do casal durante este período. sua alimentação consiste em frutas, verduras, grãos, vitaminas, e rações. sua higiene deve ser feita diariamente, trocando a água e limpando o fundo.

Patativa Chorona


Foto: patativa chorona macho

Pássaro canoro muito apreciado, e tem este nome devido ao seu canto melancólico. sua repdodução é simples, basta manter o casal separado em gaiola de 60cm X 30cm X 30cm e os junte em uma gaiola de 80cm X 40cm X 40cm com uma cuia média, mas lembre de mantê-los juntos só na criação dos filhotes, e não se esqueça de caprichar na alimentação do casal durante este período. sua alimentação é formada por grãos, frutas, verduras, vitaminas, e rações. sua higiene deve ser feita todos os dias, trocando a água e limpando o fundo.

Tico-tico Rei



Fotos: (de cima para baixo) tico-tico rei cinza macho, tico-tico rei vermelho macho

É um pássaro canoro muito apreciado no país. sua reprodução é simples, basta manter o casal separado em gaiolas de 60cm X 30cm X 30cm. na época de reprodução una o casal em uma gaiola de 80cm X 40cm X 40cm com uma cuia média, mas deixe-os unido somente na época de reprodução durante o perído de criação dos filhotes, não se esqueça de caprichar na alimentação do casal durante este período. sua alimentação consiste em frutas, verduras, grãos, vitaminas, e rações. sua higiene deve ser feita todos os dias, trocando a água e limpando o fundo.

Loris Estriado


Foto: casal de loris estriados com o macho á direita

Esta é uma variedade de loris muito rara e apreciada. sua reprodução é simples, basta colocar um casal em um viveiro de 3m X 2m X 2m com uma caixa grande, e então é só caprichar na alimentação. sua alimentação cosiste em frutas, verduras, grãos, vitaminas, e rações. para se ter um basta uma gaiola de 1,5m X 0,6m X 0,6m. sua higiene deve ser diária, trocando a água e limpando o fundo.

Loris de Flancos Vermelhos


Foto: loris de flancos vermelhos macho

É muito raro achá-lo para a venda no Brasil. sua reprodução é simples, basta colocar um casal em um viveiro de 3m X 2m X 2m com uma caixa grande, e depois é só caprichar na alimentação. sua alimentação é formada por frutas, verduras, grãos, vitaminas, e rações. para se ter um basta uma gaiola de 1,5m X 0,6m X 0,6m. sua higiene deve ser feita todos os dias, trocando a água e limpando o fundo.

Loris de Coroa Roxa


Foto: casal de loris de coroa roxa, com o macho à esquerda

É extremamente apreciado por sua coloração. sua reprodução é simples, basta ter um casal em um viveiro de 3m X 2m X 2m com uma caixa grande, depois basta caprichar na alimentação. sua alimentação é constituída por frutas, verduras, grãos, vitaminas, e rações. para se ter um basta uma gaiola de 1,5m X 0,6m X 0,6m. sua higiene deve ser feita todos os dias, trocando a água a limpando o fundo.

Loris de Coroa Vermelha


Foto: loris de coroa vermelha macho

É uma variedade rara de loris. sua reprodução é bastante conseguida em cativeiro, basta colocar um casal em um viveiro de 3m X 2m X 2m com uma caixa grande, e depois é só turbinar a alimentação. sua alimentação é constituída de frutas, verduras, grãos, vitaminas, e rações. para se ter um basta ter uma gaiola de 1,5m X 0,6m X 0,6m. a higiene deve ser feita todos os dias, trocando a água e limpando o fundo.

Loris Verde


Foto: loris verde macho

É uma variedade muito apreciada do loris arco-íris. sua reprodução é muito simples, basta você colocar um casal em um viveiro de 3m X 2m X 2m com uma caixa grande, e depois basta turbinar a alimentação. sua alimentação consiste em frutas, verduras, grãos, vitaminas, e rações. para se ter um basta uma gaiola de 1,5m X 0,6m X 0,6m. a higiene deve ser feita todos os dias, trocando a água e limpando o fundo.

Loris Elteri Mascarado


Foto: loris elteri mascarado macho

É uma espécie de loris muito pequena, em coparação com as outras. sua reprodução é considerada simples, basta ter um casal em um viveiro de 3m X 2m X 2mcom uma caixa grande, e depois basta caprichar na alimentação. sua alimentação é constituída por grãos, frutas, verduras, vitaminas, e rações. para se ter um basta ter uma gaiola de 1,5m X 0,6m X 0,6m. sua higiene deve ser diária, trocando a água e limpando o fundo.

Loris de Barriga Vermelha


Foto: loris de barriga vermelha macho

Não é a espécie de loris mais difundida para a venda. sua reprodução é muito simples, basta colocar um casal em um viveiro de 3m X 2m X 2m com uma caixa grande, e depois é só caprichar na alimentação. sua alimentação consiste em frutas, verduras, grãos, vitaminas, e rações. para se ter um basta ter uma gaiola de 1,5m X 0,6m X 0,6m. para sua higiene ser mantida boa deve-se troca a água e limpar o fundo todos os dias.

Loris de Coroa Azul


Foto: casal de loris de coroa azul, com o macho dentro do ninho

É bastante raro para se encontrar a venda, e é muito apreciado por sua coloração. sua reprodução é simples, basta ter um casal em um viveiro de 3m X 2m X 2m, com uma caixa grande, e então basta caprichar na alimentação. sua alimentação é composta por frutas, verduras, vitaminas, grãos, e rações. para se ter um basta uma gaiola de 1,5 X 0,6m X 0,6m. a higiene deve ser diária, trocando a água e limpando o fundo.

Loris Mascarado


Foto: loris mascarado macho

Não é comum encontrá-lo para venda, porém é muito apreciado por sua coloração. sua reprodução é simples, basta ter um casal num viveiro de 3m X 2m X 2m, com uma caixa grande, e netão é só caprichar na alimentação. sua alimentação consiste em grãos, frutas, verduras, vitaminas, e rações. para se ter um basta ter uma gaiola de 1,5m X 0,6m X 0,6m. sua higiene deve ser diária, trocando a água e limpando a o fundo.

Loris Azul


Foto: loris azul macho

É muito rara achá-lo para a venda no Brasil. sua reprodução é extremamente simples, basta você conseguir um casal, colocá-los em um viveiro de 3m X 02m X 2m com uma caixa grande, e então é só turbinar a alimentação. sua alimentação consiste em frutas, verduras, vitaminas, grãos, e rações. para se ter um basta ter uma gaiola de 1,5m X 2cm X 2cm. sua higiene deve ser diária, trocando a água e limpando o fundo.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Loris Ornatus


Foto: loris ornatus macho

É extremamente epreciado por sua cor, e é muito confundido com o loris arco-íris. sua reprodução é simples, basta ter um casal num viveiro de 3m X 2m X 2m com uma caixa grande, e então é só turbinar a alimentação. sua alimentação consiste em grãos, frutas, verduras, vitaminas, e rações. para se ter um basta uma gaiola de 1,5m X 0,6m X 0,6m. a higiene deve ser diária trocando a água e limpando o fundo.

Loris Rimatara


Foto: loris rimatara macho

É muito apreciada por sua coloração vibrante. sua reprodução é simples, basta colocar um casal num viveiro de 3m X 2m X 2m com uma caixa grande e então é só turbinar a alimentação. para se ter um basta uma gaiola de 1,5m X 0,6m X 0,6m. sua alimentação consiste em frutas, verduras, vitaminas, rações, e grãos. sua higiene deve ser feita todos os dias trocando a água e limpando o fundo.

Loris Borneo


Foto: loris borneo macho

É um loris muito apreciado por sua beleza. sua reprodução é simples, basta ter um casal num viveiro de 3m X 2m X 2m com uma caixa grande, e é só turbinar a alimentação. sua alimentação é formada por frutas, verduras, grãos, vitaminas, e rações. para se ter um basta uma gaiola de 1,5m X 0,6m X 0,6m. sua higiene deve ser diária trocando a água e o fundo.

Loris Elteri


Foto: loris elteri macho

É a menoe espácia de loris. sua reprodução é simples basta colocar um casal em um viveiro de 3m X 2m X 2m com uma caixa grande e é só turbinar a alimentação. sua alimentação consiste em frutas, grãos, vrduras, vitaminas, e rações. para se ter um basta uma gaiola de 1,5m X 0,6m X 0,6m. sua higiene deve ser feita diariamente, trocando a água e limpando o fundo.

Pintassilgo Português




















Foto: pintassilgo português macho

É uma ave muito apreciada por sua coloração e canto. sua reprodução é simples, basta colocar um casal em uma gaiola de 80cm X 30cm X 30cm com uma cuia média, e então é só turbinar a alimentação. sua alimentação consiste em frutas, grãos, vitaminas, e rações. para se ter um basta uma gaiola de 60cm X 30cm X 30cm. a higiene deve ser feita diáriamente, trocando a água e limpando o fundo.

Rouxinol do Japão


Foto: rouxinol do japão macho

É apreciada por sua coloração, facilidade de reprodução, e canto melodioso. sua reprodução é simples, basta ter um casal em uma gaiola de 80cm X 30cm X 30cm, com uma cuia média, ou uma casinha para manons, ou mandarins, você deve por as duas na gaiola para eles escolherem onde botarem, depois é só turbinar a alimentação. sua alimentação consiste em frutas, grãos, vitaminas, e rações. para se ter um basta uma gaiola de 60cm X 30cm X 30cm. a higiene deve ser diária, trocando a água e limpando o fundo.

Loris Castanho


Foto: loris castanho macho

É uma das variedades de lóris mais apreciada por sua coloração amarela viva. sua reprodução é simples, basta etr um casal num viveiro de 3m X 2m X 2m com uma caixa grande e então é só turbinar a alimentação. sua alimentação consiste em frutas, verduras, vitaminas, rações, e grãos. para se ter um basta uma gaiola de 1,5m X 0,6m X 0,6m. sua higiene deve ser feita todos os dias trocando a água e limpando o fundo.

Loris Negro


Foto: loris negro macho

É uma variedade de loris muito rara. sua reprodução é simples, basta ter um casal em um viveiro de 3m X 2m X 2m com uma caixa grande, e depois é só turbinar a alimentação. sua alimentação consiste em frutas, verduras, vitaminas, grãos, e verduras. para se ter um basta etr uma gaiola de 1,5m X 0,6m X 0,6m. a higiene deve ser diária trocando a água e limpando o fundo.

Loris Bailarino


Foto: casal de loris bailarino, com o macho à direita

É muito apreciado por sua inteligência, coloração e comportamento único de se pendurar de cabeça para baixo nos puleiros, o que lhe rendeu o nome. sua reprodução é simples, basta ter um casal em um viveiro de 3m X 2m X 2m, com uma caixa grande, e logo só falta turbinar a alimentação. sua alimentação consiste em frutas, verduras, grãos, vitaminas, e rações. para se ter um basta uma gaiola de 1,5m X 0,6m X 0,6m. a higiene deve ser diária, trocando a água e limpando o fundo.

Loris Amor Amor


Foto: loris amor amor macho

É uma das espécies de loris mais raras para se achar à venda, porém é muito apreciada por sua beleza e inteligência. sua reprodução é fácil, basta ter um casal em um viveiro de 3m X 2m X 2m e depois basta turbinar a alimentação. sua alimentação consiste de frutas, grãos, verduras, vitaminas, e rações. para se ter um basta uma gaiola de 1,5m X 0,6m X 0,6m. sua higiene deve ser feita trocando a água e limpando o fundo todos os dias.

Loris Capstrato


Foto: loris capstrato macho

Não é o loris mais difundido para a venda, porém é tão inteligante quanto os outros, além desta ser a espécie mais meiga de todas. sua reprodução é fácil basta ter um casal em um,viveiro de 3m X 2m X 2m com uma caixa grande, e então é só turbinar a alimentação. sua alimentação consiste em frutas, verduras, vitaminas, e rações. para se ter um basta uma gaiola de 1,5m X 0,6m X 0,6m. e necessário trocae a água e limpar o fundo todos os dias.

Loris Arco-Íris


Foto: loris arco-íris fêmea

Esta é sem dúvida a espécie de loris mais difundida para a venda, devido a sua cor e inteligência. sua reprodução é bastante conseguida, basta ter um casal em um viveiro de 3m X 2m X 2m com uma caixa bem grande, e turbinar a alimentação. sua alimentação consiste em frutas, grãos, verduras, vitaminas, e rações. para se ter um basta ter uma gaiola de 1,5m X 0,6m X 0,6m. sua higiene deve ser feita diariamente, trocando a água e o fundo.

Loris Dusky


Foto: loris dusky macho



Foto: loris dusky macho

Esta é uma ave rara para se achar para venda, porém é muito bonito e inteligente. sua reprodução é bastante conseguida, basta colocar um casal em um viveiro de 3m X 2m X 2m, com uma caixa grande, e turbinar a alimentação, e logo terá sua postura. sua alimentação, é contituída de frutas, verduras, vitaminas, grãos, e rações. para se ter um basta ter uma gaiola de 1,5m X 0,6m X 0,6m. sua higiene deve ser impecável, trocando a água e limpando o fundo todos os dias.

Papagaio de Cabeça Preta


Foto: casal de papagaios de cabeça preta, com a fêmea à frente

É muita apreciada por sua coloração e inteligência. sua reprodução é simples, basta ter um casal em uma gaiola de 3m X 2m X 2m com uma caixa grande, ou um tronco oco, e depois é só turbinar a alimentação, para se ter uma postura. sua alimentação consiste em frutas, grãos, vitaminas, e rações. para se ter um basta uma gaiola de 1,5m X 0,6m X 0,6m, para um grupo de 3 casais um viveiro de 4m X 3m X 3m. a água deve ser trocada todos os dias, assim como o fundo da gaiola, já o viveiro deve ser varrido 3 vezes na semana.

Caturrita


Foto: casal de caturritas com o macho à frente

Ave apreciada por sua inteligência e beleza, porém é raro encontrá-lo para venda. sua reprodução é simples, porém eles só botam dentro de troncos ocos, não aceitam muito as caixas, de pois é só colocar o casal num viveiro de 2m X 1,5m X 1,5m, e turbinar a alimentação. sua alimentação consiste em frutas, grãos, vitaminas, e rações. para se ter um grupo de 3 casais é necessário um viveiro de 4m X 2,5m X 2,5m. é preciso trocar a água e o fundo todos os dias, no caso de viveiros é necessário varrer o chão 3 vezes na semana.

Conure Peito de Ferro


Foto: conure peito de ferro macho

Ave muito apreciada por sua coloração, e inteligência. sua reprodução é muito simples, basta ter um casal num viveiro de 3m X 2m X 2m, com uma caixa grande, ou um tronco oco, depois é só turbinar a alimentação. sua alimentação e formada por frutas, grãos, vitaminas, e rações. para se ter um basta uma gaiola de 1,5m X 0,6m X 0,6m. deve trocar a água e o fundo todos os dias.

Conure de Cabeça Azul


Foto: casal de conure de cabeça azul, com o macho á esquerda

É extremamente apreciado por sua coloração, e inteliçência. sua reprodução é simples, basta colocar um casal em um viveiro de 3m X 2m X 2m, com uma caixa grande, ou um tronco oco, depois disso é só turbinar a alimentação. sua alimentação consiste em frutas, grãos, vitaminas, e rações. para se ter um basta uma gaiola de 1,5m X 0,6m X 0,6m. deve-se trocar o fundo da gaiola todos os dias, assim como a água.

Saí-Andorinha


Adicionar imagem
Foto: saí-andorinha macho

É raro tanto na natureza, como no comércio. sua re produção é bastante complicada, pois ele não aceita bem cuias, o melhor a fazer é colocar 3 galhos em "y" em um canto da gaiola, de preferência no fundo, de modo que fiquem bem entrelaçados sem muitos buracos grandes entre eles, e oferecer muita palha e galhos finos para fazer o ninho. a gaiola para isso deve ter 1m X 0,4m X 0,4m, e depois de passade esta fase complicada é só turbinar a alimentação do casal. sua alimentação consiste em frutas, grãos, vitaminas, e rações, de pequena granulação. para se ter um basta uma gaiola de 60cm X 30cm X 30cm. deve-se ter o cuidado de trocar a água e o jornal do fundo todos os dias.

Tiriba Real


Foto: tiriba real amcho

Ave muito apreciada por sua coloração. sua reprodução é simples, basta ter um casal em um viveiro de 3m X 2m X 2m, com uma caixa de calopsita, ou um tronco oco, depois é só turbinar a alimentação. sua alimentação consiste em frutas, vitaminas, grãos, e rações. para se ter um basta uma gaiola de 1,5m X 0,6m X 0,6m, e para se ter um grupo de 3 casais, um viveiro de 5m X 3m X 3m. deve-se trocar a água todos os dias, e o fundo idem, já o chão do viveiro deve ser varrido 3 vezes por semana.

Tiriba de Barriga Vermelha


Foto: casal de tiriba de barriga vermelha, com o macho á esquerda

É apreciada por sua cor, e inteligência. sua reprodução é simples, basta ter um casal em um viveiro de 3m X 2m X 2m, com uma caixa de calopsita, ou um tronco oco, e depois é só turbinar sua alimentação. sua alimentação consiste em frutas, vitaminas, grãos, e rações. para se ter um basta uma gaiola de 1,5m X 0,6m X 0,6m, e um grupo de 3 casais um viveiro de 5m X 3m X 3m. troque a água todos os dias, e o fundo da gaiola todos os dias, já o viveiro, varra 3 vezes na semana.

Tiriba Rhodocephala


Foto: tiriba rhodocephala macho

É extremmente apreciada por sua inteligência e coloração. sua reprodução é simples, basta ter um casal num viveiro de 3m X 2m X 2m, com uma caixa de calopsita, ou um tronco oco, e depois é só turbinar a alimentação. sua alimentação consiste em frutas, grãos, vitaminas, e rações. para se ter um casal já foi dita, para ter um basta uma gaiola de 1,5m X 0,6m X 0,6m, para um grupo de 3 casais, um viveiro de 5m X 3m X 3m. troque a água e o fundo todos os dias, ou varra o chão do viveiro 3 vezes na semana.

Tiriba


Foto: casal de tiriba com o macho à direita

É muito apreciada por sua rusticidade, e facilidade de manutenção e reprodução. sua reprodução é muito simples, basta ter um casal em um viveiro de 3m X 2m X 2m, com uma caixa de calopsita, ou um tronco oco, depois é só turbinar a alimentação. sua alimentação consiste em frutas, verduras, vitaminas, e rações. para se ter um basta uma gaiola de 1,5m X 0,6m X 0,6m, para um casal já foi citada, e para um grupo de 3 casais, um viveiro de 5m X 3m X 3m. deve-se trocar a água todos os dias, e o fundo da aiola também. já o viveiro varra 3 vezes ao dia, e mantenha a freqência já citada para a troca de água.

Tuim Brasieiro


Foto: tuim brasileior macho, identificado pela cor azul nas asas

É muito raro achá-lo para venda legalizada, porém é muito ativo e brincalhão. sua reprodução é simples, porém metódica, ponha um casal acasalado numa gaiola de 1,5m X 0,6m X 0,6m, com um tronco de madeira oco com um furo, e mantido na posição vertical, como um ninho de ring neck, o tronco deve ter 45cm, e aí basta turbinar a alimentação. sua alimentação consiste em frutas, grãos, vitaminas, e rações. para se ter um basta uma gaiola de 1m X 0,4m X0,4cm, para se ter um casal já foi citado, e para um grupo de 3 casais um viveiro de 3m X 2m X 2m. sua higiene deve ser feita diariamente em gaiolas trocando a água e o fundo, no viveiro varra o fundo 3 vezes na semana, e mantendo a frequência das trocas da água.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Periquito Rei


Foto: periquito rei macho

É muito apreciado por sua inteligência e meiguice, podendo ser amansado. sua reprodução é fácil, basta ter um casal em um viveiro de 3m X 2m X 2m, com uma caixa de calopsita, e turbinar a alimentação. sua alimentação consiste em frutas, verduras, grãos, vitaminas, e rações. para se ter um basta uma gaiola de 1,5m X 0,6m X 0,6m, para um casal já foi citado, e para um grupo de 2 casais um viveiro de 5m X 3m X 3m. sua água deve ser trocada todos os dias, assim como o fundo da gaiola, já o viveiro deve ser varrido 3 vezes na semana.

Periquito Estrela


Foto: casal de periquitos estrela, macho à esquerda

É um periquito muito apreciado por sua gentileza e interação com humanos. sua reprodução é simples, basta ter um casal acasalado, em uma gaiola de 1,5m X 0,6m X 0,6m, e uma caixa de calopsita, depois é só turbinar a alimentação. sua alimentação consiste em grão, frutas, verduras, vitaminas, e rações. devem ser mantidos em pares ou grupos, para um par já foram citadas as medidas, para um grupo de 3 casais é necessáio um viveiro de 5m X 2m X 2m. sua higiene deve ser feita trocando a água todos os dias, e o fundo da gaiola também, no caso do viveiro basta varrer o chão 3 vezes na semana.

Ararajuba


Foto: ararajuba macho

Esta é uma ave muito bela, porém raramente é encontrada para evnda. sua reprodução é simples, basta junta um grupo de 4 fêmeas e 3 machos em um viveiro de 5m X 3m X 3m, com 4 caixas grandes de madeira, depois é só turbinar a alimentação e esperar. sua alimentação consiste em frutas, grãos, vitaminas, e rações. devem ser sempre mantidas em grupos, ou podem morrer de estresse. a água deve ser trocada todos os dias, e o chão do viveiro deve ser varrido 2 vezes na semana.

Canários, Uma Arte





Fotos: (de cima para baixo) canário roller macho, canário belga macho, canário gloster macho

Esta é de longe a ave mais criada no Brasil, em qualqer cidade, grande, do interior, praiana, o que for, se você prestar atenção ouvirá seu canto singular, seja ele roller, capanhia, comum, ou canto novo. sua reprodução, é simples, porém ritualística, macho e fêmea devem ser mantidos separados durante todo o ano, até a estação de acasalamento, quando esta estiver chegado una os dois em uma gaiola de 80cm X 30cm X 30cm, com uma cuia média. após o acasalamento o macho pode ser mantido com a fêmea, porém existem casos do filhote ser morto pelo pai, durante este período deve se variar a alimentação com jiló, couve, vitaminas, e ossos de siba. sua alimentação consiste em: sementes de nabão, alpiste, aveia, painhço preto, e linhaça. nunca ofereça painço amarelo, pois é sabido de que estas aves não reagem bem a sua ingestão, deve se dar também jiló, couve, e vitaminas. a gaiola para manter o macho deve ter 60cm X 30cm X 30cm, já a da fêmea deve ter 80cm X 30cm X 30cm, pois é na gaiola da fêmea que você irá colocar o macho para acasalar, além do que a cuia deve ficar na gaiola toda a estação de acasalamento. a higiene deve ser levada a sério, troca-se o fundo todos os dias, limpar o bebedouro e trocar sua água diariamente, e colocar a bacia de banho de 2 a 3 vezes na semana.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Turaco


Foto: turaco macho

É uma ave rara para se encontrar à venda, e por isso costuma ser bem cara. sua reprodução é fácil, porém é rara devido ao pequeno número destas aves em cativeiro, e é menor ainda o número de turacos colocados para reprodução, para isso é necessário colocar um casal acasalado em um viveiro de 3m X 2m X 2m, com uma cuia e uma caixa grande para escolherem onde botar, e turbinar a alimentação. sua alimentação consiste em grãos, frutas, vitaminas, e rações. para mantê-los é necessário uma boa higine, trocar o fundo e a água todos os dias, em viveiros, alguns criadores recorrem a aves não voadoras, para ficarem no chão comendo os restos de ração dos turacos de todas as espécies, uma ave muito usada para isso é o inhabu xororó.

Papagaio Cinza Africano


Foto: casal de papagaios cinza africano, macho à esquerda

É uma ave muito apreciada por sua inteligência, habilidades, e docilidade. sua reprodução, é muito simples, basta juntar um casal acasalado em um viveiro de 3m X 2m X 2m com uma caixa grande, e turbinar a alimentação. sua alimentação consiste em grãos, frutas, vitaminas, e rações. são muito inteligentes, e por isso é necessário estimulá-los. para se ter um é preciso uma gaiola de 1,5m X 0,6m X 0,6m. a higiene deve ser feita diariamente, trocando o fundo e a água todos os dias.

Jandaia Sol


Foto: jandaia sol macho

É muito apreciada por sua beleza, inteligência e meiguisse. sua reprodução é simples e bastante conseguida, basta colocar um casal acasalado em uma gaiola com uma caixa grande e turbinar a alimentação. sua alimentação é formada por grãos, frutas, vitaminas, e rações. para se ter um casal é necessária um viveiro de 3m X 2m X 2m e para um só basta uma gaiola de 1,5m X 0,6m X 0,6m. a higiene deve ser feita todos os dias, trocando a água e o fundo.

Papagaio do Senegal


Foto: papagaio do senegal macho

É extremamente apreciado por sua rusticidade, facilidade de manutenção, e inteligência. sua reprodução, é simples, basta colocar um casal acasalado em uma gaiola com uma caixa grande, e turbinar a alimentação. sua alimentação consiste em grãos, frutas, vitaminas, e rações. para se manter um é preciso uma gaiola de 1,5m X 0,5m X 0,5m, e um casal um viveiro de 3m X 2m X 2m. sua higiene deve ser feita todos os dias, limpando o fundo e trocando a água.